domingo, 20 de fevereiro de 2011


O dia amanhece e ele segue a rotina de milhões de pessoas no mundo. Acorda, se arruma e vai pra escola. O mais complexo de tudo isso é que por mais monótono que essa rotina seja, ela nunca é igual. Por mais que ele acorde na mesma hora, entre na condução na mesma hora. Os dias não serão iguais. É semelhante a teorias de Heráclito, no qual tudo é um fluxo permanente de mudanças.
Muitos discordaram dessa teoria, mas aos poucos descobri que ele esta correto. Não quero pregar a ideologia do homem e sim queixar-me de tal fato que vem importunando a minha vida. Desde pequeno eu acreditei que algo poderia se repetir, mas sempre me enganei.
Vamos pensar em uma viagem. É “a viagem”, aquela na qual foi à melhor até então. Você reuniu seus cinco melhores amigos. Vocês aproveitaram muito, e na ultima noite dentro daquele clima tenso-devido ao saber que esta a acabar. Todos se reúnem em um sofá, alguns no sofá, outros no tapete deitados sobre algumas almofadas. Todos brincando muito, mesmo assim ainda meio triste por amanha terem de voltar pra casa. E ai alguém diz:
- ano que vem a gente volta!
Todos gritam alegremente aprovando a idéia, dizendo que voltaram. Um ano se passa e eles não voltam. Alguns até chegam a ir, mas nem todos. Foram historias semelhantes a essa,que me fizeram ver como fatos não se repetem. Por mais que tenha sido maravilhoso, a segunda vez não é igual. Nem todos podem comparecer ou até mesmo acabam perdendo a vontade de ir. E assim vai festas, encontros, dias, filmes, viagens. Não tem uma segunda vez. Um segundo encontro no qual foi igual o primeiro , todos se divertiram , freqüentaram os mesmos locais etc.
os eventos não se repetem, não que eu queira que a vida seja mais monótona do que ela já é. Mas o que me deixa triste é o fato de momentos bons não acontecerem de novo. Não gostaria de uma viagem semelhante a ultima, mas uma viagem no mesmo clima da ultima. Com as mesmas pessoas, com a mesma alegria. Eu queria poder ter momentos bons de volta.
Queria que o próximo ano fosse igual ao ano passado. Claro com melhorias, mas eu gostaria de ver meus amigos unidos como antes.
Esse ano programei tantas coisas sempre mantendo o foco de todos juntos. E o ano começou, um se afastou, logo foi outro e depois outro e assim foi. Hoje cada um esta seguindo o seu rumo. E o ano não vai ser como o passado. Nem ao menos para ter a oportunidade de corrigir certos erros.
tudo muda, pessoas, lugares, momentos. Hoje eu sei que o show de ontem, ou o passeio no parque, a visita aos telescópios até mesmo aquela visita ao zoológico, não vai se repetir. Não vai ser igual, a essência se perde facilmente dando a oportunidade de fatos acontecerem uma vez só. O que nos resta é aproveitar e não se iludir com planos de uma segunda vez.